Desastres assustadores: como podemos obter a misericórdia e a salvação de Deus?
Enfrentando desastres, a maioria das pessoas está ansiosa para saber como obter a misericórdia e a salvação de Deus para que possam sobreviver aos desastres. Então qual é o caminho? Vamos pensar nos ninivitas na Era da Lei. Eles ouviram do profeta que Deus os destruiria com um desastre, e então, eles, desde o rei até o povo comum, todos confessaram e se arrependeram a Deus em sacos e cinzas. Deus viu seu verdadeiro arrependimento e, portanto, decidiu não trazer o desastre sobre eles. A palavra de Deus diz: "A atitude de Deus foi muito claramente revelada em Seu tratamento dos ninivitas: a misericórdia e a tolerância de Deus não são de forma alguma difíceis de se obter e o que Ele exige é arrependimento verdadeiro de uma pessoa. Contanto que as pessoas se afastem de seus maus caminhos e abandonem a violência em suas mãos, Deus mudará o Seu coração e a Sua atitude em relação a elas."
A partir disso, podemos ver que o caráter de Deus é real e vívida. Deus observa o coração de todas as pessoas e, enquanto tivermos verdadeiro arrependimento, Deus conterá Sua raiva e concederá misericórdia sobre nós novamente.
Você quer que seu arrependimento seja aprovado por Deus?
O Senhor Jesus disse: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" (Mateus 3:2). Muitas pessoas acreditam que vir ao Senhor Deus para orar e confessar depois de pecar é o verdadeiro arrependimento, mas é inegável que, depois de confessar nossos pecados, continuaremos a pecar nas circunstâncias certas. Pode-se ver que nosso arrependimento é apenas arrependimento, nenhuma mudança. Portanto, este não é o verdadeiro arrependimento e não pode ser aprovado pelo Senhor. Então, o que é o verdadeiro arrependimento? Você sabe como se arrepender para obter o louvor de Deus?
Assista ao esquete "Você se arrependeu mesmo?" que o levará a entender a comportamento do verdadeiro arrependimento e encontrar o caminho para melhorar o reino dos céus.
👉 Para você responder:
Que somente quem tem o verdadeiro arrependimento pode entrar no reino dos céus. Então, o que é o verdadeiro arrependimento?
Ao assistir a esquete acima, vamos dar uma olhada nas palavras de Deus juntos, o arrependimento de Nínive foi aceito por Deus:
Deus vê o arrependimento sincero nas profundezas do coração dos ninivitas
O contraste absoluto entre a reação de Nínive e a de Sodoma ao aviso de Deus Jeová
O que significa ser derrubado? Em termos coloquiais, significa desaparecer. Mas de que forma? Quem poderia fazer uma cidade toda ser derrubada? É impossível ao homem realizar tal ato, é claro. Aquelas pessoas não eram tolas; tão logo ouviram essa proclamação, elas captaram a ideia. Elas sabiam que a proclamação havia vindo de Deus; elas sabiam que Deus ia realizar a Sua obra; elas sabiam que a maldade delas havia enfurecido Deus Jeová e trazido a Sua raiva sobre elas, de forma que logo elas seriam destruídas juntamente com a cidade delas. Como as pessoas da cidade se comportaram depois de ouvir o aviso de Deus Jeová? A Bíblia descreve em detalhes específicos como essas pessoas reagiram, desde o rei até o homem comum. Conforme registram as Escrituras: "E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor. A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas. E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água; mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos [...]".
Após ouvirem a proclamação de Deus Jeová, as pessoas de Nínive mostraram uma atitude completamente oposta à das pessoas de Sodoma - as pessoas de Sodoma se opuseram abertamente a Deus, avançando de maldade em maldade, mas após ouvirem essas palavras, os ninivitas não ignoraram o assunto, nem resistiram; ao contrário, creram em Deus e declararam um jejum. A que "creram" se refere aqui? A própria palavra sugere fé e submissão. Se usarmos o comportamento real dos ninivitas para explicar essa palavra, ela significa que eles creram que Deus poderia e faria conforme Ele disse, e que eles estavam dispostos a se arrepender. As pessoas de Nínive sentiram medo face ao iminente desastre? Foi a fé delas que lhes colocou temor no coração. Bem, o que podemos usar para provar a fé e o temor dos ninivitas? É como a Bíblia diz: "e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor". Ou seja, os ninivitas creram verdadeiramente, e dessa fé veio o temor, que então os levou a jejuar e a vestir-se com pano de saco. Foi assim que mostraram o começo de seu arrependimento. Em absoluto contraste com as pessoas de Sodoma, os ninivitas não só não se opuseram a Deus, eles também mostraram claramente o seu arrependimento por meio de seu comportamento e ações. Isso, é claro, não só se aplicou às pessoas comuns de Nínive; seu rei não foi exceção.
O arrependimento do rei de Nínive é elogiado por Deus Jeová
nzas, confessou e se arrependeu de seus pecados diante de Deus Jeová, ele também ordenou que todas as pessoas e rebanhos dentro da cidade fizessem o mesmo. Ele até ordenou às pessoas: "clamarão fortemente a Deus". Por meio dessa série de ações, o rei de Nínive realizou de fato aquilo que um governador deveria realizar; sua série de ações é algo que era difícil para qualquer rei da história humana cumprir e também algo que ninguém cumpriu. Essas ações podem ser chamadas de empreendimento sem precedente na história humana; elas são dignas de ser tanto comemoradas quanto imitadas pela humanidade. Desde o surgimento do homem, todo rei havia levado seus súditos a resistir e a se opor a Deus. Ninguém jamais havia levado seus súditos a suplicar a Deus a fim de buscar redenção para sua maldade, receber o perdão de Deus Jeová e evitar a punição iminente. O rei de Nínive, porém, foi capaz de levar seus súditos a se voltarem para Deus, a deixarem seus respectivos maus caminhos e a abandonarem a violência em suas mãos. Além disso, ele também foi capaz de colocar de lado o seu trono e, em contrapartida, Deus Jeová voltou atrás, Se arrependeu e retirou a Sua ira, permitindo que as pessoas da cidade sobrevivessem e guardando-as da destruição. As ações do rei só podem ser chamadas de milagre raro na história humana; elas podem até ser chamadas de modelo de uma humanidade corrupta confessando e se arrependendo de seus pecados diante de Deus.
Deus vê o arrependimento sincero nas profundezas do coração dos ninivitas
Após ouvir a declaração de Deus, o rei de Nínive e seus súditos realizaram uma série de atos. Qual é a natureza do comportamento e das ações deles? Em outras palavras, qual é a essência de toda a conduta deles? Por que eles fizeram o que fizeram? Aos olhos de Deus eles haviam se arrependido sinceramente, não apenas porque haviam suplicado com sinceridade a Deus e confessado seus pecados diante Dele, mas também porque eles haviam abandonado sua má conduta. Eles agiram assim porque, após ouvirem as palavras de Deus, ficaram incrivelmente atemorizados e creram que Ele faria conforme o que dissera. Ao jejuarem, vestirem-se de panos de saco e sentarem-se em cinzas, eles queriam expressar a disposição deles para reformarem seus caminhos e se absterem do mal, orarem para Deus Jeová restringir Sua ira, suplicarem para Deus Jeová revogar Sua decisão bem como a catástrofe prestes a cair sobre eles. Pelo exame de todo o comportamento deles, podemos ver que eles já entenderam que seus atos malignos anteriores eram detestáveis para Deus Jeová e que eles entenderam a razão por que Ele logo os destruiria. Por essas razões, eles todos desejaram se arrepender completamente, desviar de seus caminhos maus e abandonar a violência em suas mãos. Em outras palavras, uma vez que se tornaram cientes da declaração de Deus Jeová, cada um deles sentiu temor no coração; eles não mais continuaram sua má conduta, nem continuaram a cometer aqueles atos odiados por Deus Jeová. Adicionalmente, eles suplicaram para Deus Jeová perdoar seus pecados passados e não os tratar conforme suas ações passadas. Eles estavam dispostos a nunca mais se envolver em maldade e a agir de acordo com as instruções de Deus Jeová, se ao menos eles nunca mais enfurecessem Deus Jeová. O arrependimento deles era sincero e completo. Ele vinha das profundezas do coração deles e não era fingido, nem temporário.
Uma vez que as pessoas de Nínive, desde o rei supremo até os seus súditos, souberam que Deus Jeová estava bravo com elas, cada uma das ações delas, todo o comportamento delas, bem como cada uma das decisões e escolhas delas foram claras e simples à vista de Deus. O coração de Deus mudou de acordo com o comportamento delas. Qual era o estado de espírito de Deus naquele exato momento? A Bíblia pode responder essa pergunta para você. Como está registrado nas Escrituras: "Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus Se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez". Embora Deus tenha mudado de ideia, não havia nada de complexo em relação a Seu estado de espírito. Ele simplesmente passou de expressar Sua raiva a acalmar Sua raiva e depois decidiu não trazer catástrofe sobre a cidade de Nínive. A razão pela qual a decisão de Deus - poupar os ninivitas da catástrofe - foi tão rápida é que Deus observou o coração de cada pessoa de Nínive. Ele viu o que eles tinham nas profundezas de seu coração: sua confissão sincera e arrependimento por seus pecados, sua sincera crença Nele, seu profundo senso de como seus atos malignos haviam enfurecido o Seu caráter e o temor resultante da punição iminente de Deus Jeová. Ao mesmo tempo, Deus Jeová também ouviu as orações das profundezas de seu coração suplicando a Ele para cessar a Sua raiva contra eles para que eles pudessem evitar essa catástrofe. Quando Deus observou todos esses fatos, pouco a pouco a Sua raiva desapareceu. Independentemente de quão grande a Sua raiva havia sido anteriormente, quando Ele viu o arrependimento sincero nas profundezas do coração dessas pessoas, o Seu coração foi tocado por isso e então Ele não pôde suportar trazer a catástrofe sobre eles e Ele cessou de ficar com raiva deles. Antes, Ele continuou a estender Sua misericórdia e tolerância para com eles e continuou a guiá-los e a supri-los.
Nesse processo, vemos a vontade de Deus, vamos ouvir uma música juntos!
Video de musica gospel "Deus espera que todas as pessoas obtenham Sua salvação"
I
A julgar por suas ações e obras, vocês precisam de Minhas palavras,
uma passagem para supri-los todos os dias, pois são carentes,
seu saber e sua habilidade de receber são limitados, são limitados.
II
E vivem num lugar sem verdade, sem verdade nem bom senso.
Vocês não têm base para Me conhecer, falta o capital para existencia.
Sua fé é só uma vaga confiança em rituais e doutrinas.
Quero que todo o que Me segue receba Minha salvação.
Quero que todo o que Me segue receba a verdade,
a verdade que Minha palavra concede ao homem.
Espero que todos obtenham Minha salvação.
Eu sempre observo vocês, seus intentos e seus frutos maus.
Eu nunca encontrei alguém com coração e espírito em Meu altar.
E eu não deseja lançar em vão Minha palavras em tal humanidade.
Em Minha coração quero completar Minha obra
e trazer Minha salvação para humanidade
que estou por salvar, para humanidade por salvar.
Quero que todo o que Me segue receba Minha salvação.
Quero que todo o que Me segue receba a verdade,
a verdade que Minha palavra concede ao homem.
Espero que todos obtenham Minha salvação. Minha salvação.
de "Seguir o Cordeiro e cantar cânticos novos"