Qual é a revelação que o testemunho de Jó nos traz?
Falando sobre a fé de Jó e sua reverência por Deus, acredito que muitos amigos são tão admirados quanto eu. Mas sempre há uma pergunta em meu coração: Jó nunca viu a face de Deus ou ouviu as palavras de Deus, então como ele percebeu que "O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor." para que ele pode testemunhar de Deus sem reclamar quando passa por provações? Sempre quis entender essa questão. Ainda hoje vi um post postado pelo meu amigo com uma passagem das palavras de Deus, que acabou de resolver meu problema e também me deixou saber como as pessoas devem conhecer a Deus no dia a dia, e seguir o caminho de temer a Deus e desviar do mal, como ser testemunho de Deus nas provações como Jó o fez. Compartilho esta passagem da palavra de Deus com amigos.
Deus diz: "Jó não tinha visto a face de Deus nem ouvido as palavras proferidas por Deus, e muito menos pessoalmente experimentara a obra de Deus, no entanto, seu temor a Deus e seu testemunho durante suas provações são testemunhados por todos e são amados, deliciados e elogiados por Deus, e as pessoas as invejam e as admiram e, ainda mais do que isso, cantam seus louvores. Não havia nada de grande ou extraordinário em sua vida: assim como qualquer pessoa comum, ele viveu uma vida normal, saindo para trabalhar ao nascer do sol e voltando para casa para descansar ao pôr do sol. A diferença é que, durante as várias décadas banais de sua vida, ele ganhou uma percepção do caminho de Deus e percebeu e compreendeu o grande poder e soberania de Deus, como nenhuma outra pessoa jamais havia feito. Ele não era mais esperto do que qualquer pessoa comum, sua vida não era especialmente tenaz, nem, além disso, ele tinha habilidades especiais invisíveis. O que ele possuía, porém, era uma personalidade honesta, bondosa e, moral, uma personalidade que amava a justiça, a retidão e coisas positivas - nenhuma dessas coisas é possuída pela maioria das pessoas comuns. Ele diferenciava entre amor e ódio, tinha senso de justiça, era inflexível e persistente, e era prestava meticulosa atenção aos detalhes em seus pensamentos. Assim, durante seu tempo normal na terra, ele viu todas as coisas extraordinárias que Deus havia feito e viu a grandeza, a santidade e a justiça de Deus, viu a preocupação de Deus, a benevolência e a proteção do homem, e viu a honra e autoridade do Deus supremo. A primeira razão pela qual Jó foi capaz de ganhar essas coisas que estavam além de qualquer pessoa normal foi porque ele tinha um coração puro, e seu coração pertencia a Deus e era conduzido pelo Criador. A segunda razão foi sua busca: sua busca de ser impecável e perfeito e de ser alguém que cumpria a vontade do Céu, que era amado por Deus e evitava do mal. Jó possuía e buscava essas coisas sem poder ver a Deus ou ouvir as palavras de Deus; embora nunca tivesse visto Deus, ele conheceu os meios pelos quais Deus governa sobre todas as coisas e entendeu a sabedoria com a qual Deus o faz. Embora nunca tivesse ouvido as palavras proferidas por Deus, Jó sabia que as ações de recompensar o homem e tomar do homem tudo vêm de Deus. Embora os anos de sua vida não fossem diferentes daqueles de qualquer pessoa comum, ele não permitiu que a banalidade de sua vida afetasse seu conhecimento da soberania de Deus sobre todas as coisas, ou afetasse seu caminho de temer a Deus e evitar o mal".
Música gospel "A prova da vitória de Jó sobre Satanás"
I
Veja como Jó obedeceu a Deus: ele disse: "Nu, eu cheguei, e nu eu irei." Suas palavras venceram Satanás. Ele disse então: "Jeová deu, e Jeová assim tirou. Bendito seja o nome de Jeová".
II
As palavras de Jó provam que Deus vê a fundo o coração. Ele olha para a mente do homem. Elas provam que a aprovação de Jó por Deus não é falha e que o homem aprovado por Deus era justo. "Jeová deu, e Jeová assim tirou. Bendito seja o nome de Jeová, Jeová". Este é o testemunho de Jó a Deus, "Jeová, Jeová bendito seja Seu nome, Seu nome."
III
Tais palavras intimidaram Satanás, e com vergonha e medo, ele fugiu, acorrentado, ficou sem nada. Satanás sentiu o poder e a maravilha das obras de Deus, as lindas obras de Deus Jeová. "Jeová deu, e Jeová assim tirou. Bendito seja o nome de Jeová, Jeová". Este é o testemunho de Jó a Deus, "Jeová, Jeová bendito seja Seu nome." Com essas palavras, Satanás percebeu o carisma de alguém com coração governado pelos caminhos de Deus. Satanás viu a poderosa vitalidade de um homem pequeno e insignificante ao se desviar do mal e temer só a Deus, e temer só a Deus. "Jeová deu, e Jeová assim tirou. Bendito seja o nome de Jeová, Jeová". Este é o testemunho de Jó a Deus, "Jeová, Jeová bendito seja Seu nome, Seu nome."
de "Seguir o Cordeiro e cantar cânticos novos"